Em 2022, a ascensão de plataformas de inteligência artificial generativa atingiu seu pico. Em meio à discussão, a preocupação por parte de artistas sobre a forma antiética com que os modelos foram treinados e, sobretudo, as consequências que isso viria a gerar vieram à tona.
Esta foi minha contribuição para o debate.
A imagem foi veiculada nas plataformas sociais tendo atingido mais de 25 mil visualizações. A arte será transformada em um pôster A3 para lançamento exclusivo na CCXP 2023, que será reeditado para o FIQ 2024.
Um pouco do processo por trás dessa imagem. Tudo começa com o esboço, seguido da arte-final (inking). Depois, vem as cores base e o sombreamento, concluindo com a brilhos e outros efeitos visuais.
Alguns detalhes da arte-final.
A imagem foi veiculada nas plataformas sociais, tendo atingido mais de 25 mil visualizações.
@daniloaroeira Não à arte feita por inteligência artificial AI!! Em um mundo frio, demovido de toda a alegria, só existe arte feita por inteligência artificial. As sentinelas vasculham o mundo em busca de obras de arte — bonitas, brilhantes, medíocres, geniais, não importa — para alimentar seus famintos bancos de dados, de onde poderão vomitar obras que emulam a criatividade e o talento humano. Alguns artistas guerrilheiros sobrevivem e, munidos apenas de sua criatividade e suas penas, fazem frente a este numeroso, predatório e vil inimigo. Com a tinta e a caneta, pavimentam seu caminho de luta para evitar a derrocada final da humanidade. Mesmo contra todas as adversidades, enquanto houver arte, há luta! #notoaiart #naoia #art #digitalart #artedigital #ilustracao #dalle #midjourney #lensa #lensaapp ? Suspense, horror, piano and music box – takaya
Ver essa foto no Instagram